Fase da garatuja (2 a 3 anos)
Rabiscos contínuos e controlados;
Rabiscos repetitivos, confusos, sem forma definida;
Alguns desenhos se tornam reconhecíveis;
Ainda usa todo espaço disponível no papel;
Rabiscos contínuos e controlados;
Rabiscos repetitivos, confusos, sem forma definida;
Alguns desenhos se tornam reconhecíveis;
Ainda usa todo espaço disponível no papel;
Fase pré-esquemática (4 a 5 anos)
Descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade;
Descoberta da relação entre desenho, pensamento e realidade;
A criança pensa no que quer desenhar antes de iniciar o desenho;
Descreve o que desenha. Nasce o desenho explicativo;
Rabisca ainda com muita intensidade e de forma regular;
Descreve o que desenha. Nasce o desenho explicativo;
Rabisca ainda com muita intensidade e de forma regular;
Fase esquemática (6 a 8 anos)
Os desenhos apresentam um gradativo aperfeiçoamento de ideias;
Faz crítica aos seus desenhos, às vezes utilizando-os;
Os desenhos apresentam um gradativo aperfeiçoamento de ideias;
Faz crítica aos seus desenhos, às vezes utilizando-os;
Nenhum comentário:
Postar um comentário